Monografia de Especialização em Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios – do Poli-Integra, defendida por Caroline Shiu Lin Tsau, sob orientação do professor Francisco Cardoso
- PCC - USP PCC - USP
- há 5 dias
- 2 min de leitura

“ESTRUTURAÇÃO INICIAL DE CONSTRUTORA E INCORPORADORA DE PEQUENO PORTE: ESTUDO DE CASO” é o título da monografia de Especialização defendida por Caroline Shiu Lin Tsau, no âmbito do curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios – PÓS-TGP do Poli-Integra.
O trabalho foi realizado sob a orientação do professor Francisco Cardoso, docente do nosso Departamento, e teve como integrantes da banca avaliadora, realizada em 2024, dois profissionais: Luana Sato, mestre em engenharia titulada no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Escola Politécnica da USP – PPGEC e orientadora convidada da PÓS-TGP; e Samuel Sfreddo Gosch, engenheiro titulado mestre no ConstruInova, Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e gerente de projetos chave do grupo ASSA ABLOY Brasil.
No setor da construção, ao se constituírem e iniciarem as suas atividades, muitas construtoras ainda empenham atividades sem organização formal, com a visão e os investimentos direcionados para o operacional, e sem o desenvolvimento de ações direcionadas para as áreas de organização e gestão. Há, portanto, questionamentos relativos à capacidade de novas empresas, sobretudo as de micro e pequeno portes, se estabelecerem no mercado, bem como nele permanecerem e ofertarem um produto ou serviço de qualidade. Na busca por soluções para tal problemática, e com base em um estudo de caso, o trabalho propõe diretrizes para a estruturação inicial do sistema de gestão da construtora e incorporadora de pequeno porte estudada, tendo como base o Sistema de Avaliação da Conformidade de Serviços e Obras - SiAC – Execução de Obras do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat - PBQP-H de modo relacionado com uma abordagem por processos gerenciais e organizacionais.
O trabalho traz conteúdo que poderá fundamentar ações direcionadas para as áreas de organização e gestão, bem como contribuir para uma mudança comportamental, sobretudo entre dirigentes de Micro e Pequenas Empresas – MPE brasileiras. Contém uma explanação sobre a importância da gestão e da organização em uma construtora e, considerado o contexto, também aborda a utilização da gestão por processos como aliada. Apresenta as diretrizes de estruturação inicial da empresa que foi objeto de estudo, conteúdo que poderá ser utilizado como fonte de conhecimento por dirigentes de outras MPE que tenham o mesmo objetivo, ou ainda vivenciem os mesmos desafios. O trabalho pode ainda ser considerado um facilitador para as empresas que também almejam uma estruturação adequada. Fornece um passo a passo de estruturação do Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ e traz diferentes alternativas de ferramentas a serem utilizadas e produtos que podem ser gerados em cada um dos processos estudados.
Comentarios