Os docentes Francisco Cardoso, Orestes Gonçalves, Vanderley John e a doutora Clarice Degani foram eleitos para o Conselho Deliberativo e Fiscal do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável - CBCS
- PCC - USP PCC - USP
- há 6 dias
- 2 min de leitura

No último dia 9 de abril, em formato on-line, ocorreram as eleições dos Conselhos Deliberativo e Fiscal do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável - CBCS, com mandatos de três anos e início no dia 12 de maio de 2025.
|| Foram reeleitos os professores do nosso Departamento Orestes Goncalves e Vanderley M John, para o Conselho Deliberativo do CBCS, e Francisco Cardoso, para o Fiscal. O professor Francisco foi também eleito para o Conselho Deliberativo.
Na mesma ocasião, o professor Orestes foi eleito pelos novos conselheiros Presidente do Conselho Deliberativo do CBCS, substituindo o professor Vahan Agopyan, a partir de maio deste ano. O professor Vahan foi docente do nosso Departamento e é o atual secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, e permanece como conselheiro do CBCS.
Foi igualmente reeleita para o Conselho Deliberativo a doutora Clarice Degani, que atua como professora convidada do Poli-Integra. ||
No contexto do mandato que será presidido pelo professor Orestes, três frentes de trabalho se destacam: as Jornadas Setoriais de Baixo Carbono, a operação e aperfeiçoamento do Sistema de Informação do Desempenho Ambiental da Construção (Sidac) e a co-execução do projeto EDinova.
◾ Jornadas Setoriais de Baixo Carbono: frente de trabalho que tem o objetivo de preparar o setor da indústria da construção para permanecer competitivo no novo cenário de economia de baixo carbono. As Jornadas são realizadas com recursos de cada setor da indústria da construção engajado na busca por alternativas de descarbonização de seus processos e produtos. Trata-se de uma frente de trabalho que capacita fabricantes para a realização de seus inventários ambientais e a elaboração de benchmarks setoriais, que se tornam a medida de referência de eficiência e desempenho ambiental para que possam ser traçadas as estratégias de descarbonização de cada setor.
◾ Operação e aperfeiçoamento do Sidac: convênio do CBCS com a ENBPar, com recursos do PAR Procel do Ministério de Minas e Energia (MME), para a execução do projeto “Integração entre indicadores de consumo de energia primária e emissão de CO2 dos produtos de construção no ciclo de vida das edificações para o PBE Edifica”. O objetivo é ampliar as funcionalidades e a abrangência do Sidac, integrando as informações de carbono e energia incorporados nos materiais com o processo de etiquetagem de eficiência energética das edificações do PBE Edifica.
◾ EDinova: frente de trabalho de atuação como agência co-executora do projeto EDinova, cujo objetivo é promover a descarbonização das edificações e do setor da construção civil no Brasil, por meio da adoção de tecnologias e políticas públicas inovadoras, considerando o carbono incorporado e o carbono operacional ao longo do ciclo de vida das edificações. É um projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), realizado com recursos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Comments